sexta-feira, 10 de junho de 2011

Gestão de Pessoas RIC TV

Postagem da srta. Amarilze, Psicologia (CAT Matriz)
Informações do mundo corporativo:

O que a área RH tem em comum com o Marketing?
O que a área de RH pode contribuir para os negócios da empresa?


O RH tem que ser pró-ativo, tem que entender o mercado em que atua. Até 2006 a RIC TV era Departamento Pessoal. Com a mudança cultural organizacional, o RH da RIC TV  atuou fortemente neste investimento.

Foi trabalhado na revisão do Plano Estratégico. Houve muitas mudanças e as mudanças geram resistências, deve-se sair da zona de conforto. Houve muitas demissões. Foi dado muitos avisos, para quem quisesse entender as mudanças culturais, os que não queriam, foram excluídos. Quem não acreditou nas mudanças caiu fora! Foi um grande desafio, implantaram um comitê de trabalho.
O RH conversou com cada um dos colaboradores: “O que não funciona no teu setor....
O foco é a busca pela excelência na qualidade! Macro objetivo/ Objetivos específicos (Reduzir falhas constantes; Qualificar equipes; melhorar a plástica dos produtos; Entender e aprimorar os processos internos).
Metodologia de Trabalho:
- Levantamento dos problemas;
- Definições de ações (treinamentos, processos, investimentos).

Foi trabalhado comportamento, gestão e processos. Problemas técnicos e operacionais.  “Os líderes que não tem tesão pelo que fazem, serão excluídos!”  Esta foi a frase que o palestrante usou para chamar a atenção das pessoas resistentes.

Identificaram alguns fatores:
• Atuação de lideranças que deixam a desejar;
• Falta de iniciativa, pensamento sistêmico;
• Falta de competência para ocupar cargos de liderança;
• Falta de indicadores para mostrar o caminho.

A prioridade foi atacar os pontos críticos: Assim, surgiu o “Programa de Formação de Líderes”. Firmaram parcerias com universidades, buscando aprimoramento, equipamentos de ponta, cronograma de treinamentos.

O Brasil é o 3º país com maior escassez de talentos. Mas temos que pensar que a empresa não é instituição de caridade, é uma troca, você dá e recebe. A empresa que tem bons profissionais, retém estes profissionais.  Mas para isso precisa de pessoas comprometidas, sem resistências!
Descobriram que o ponto mais crítico é a COMUNICAÇÃO!!! Hoje todos sabem de tudo o que acontece na empresa através do “Portal RH”.

Desta forma, vem as respostas para as duas questões iniciais. A RIC TV deixou aberto para realizar visitas com agendamento.

Por Marcos Vinícius Gowda – Gerente RH RIC TV. Evento realizado na PUC-PR, dia 25/05/2011.

HISTÓRIA DO ERNANI

Esta é uma dica de Vídeo pelo Acir da Matriz - Realmente uma Linda e Emocionante História...